Com mais de duzentas doenças espalhadas pela cadeia alimentar, fica claro que a produção de alimentos seguros e sustentável é um dos nossos maiores desafios. A globalização do comércio de alimentos complica ainda mais a segurança alimentar e a nova edição da ISO 22000 sobre sistemas de gestão de segurança alimentar apresenta uma resposta oportuna.

A segurança alimentar diz respeito à prevenção, eliminação e controle de riscos alimentares, desde o local de produção até o ponto de consumo. Como os riscos à segurança de alimentos podem ser introduzidos em qualquer estágio do processo, todas as empresas da cadeia de suprimento de alimentos devem exercer controles de risco adequados. Na verdade, a segurança alimentar só pode ser mantida através dos esforços combinados de todas as partes: governos, produtores, varejistas e consumidores finais.

Destinado a todas as organizações nas indústrias de alimentos e rações, independentemente do tamanho ou setor, a ISO 22000: 2018, Sistemas de gestão de segurança alimentar – Requisitos para qualquer organização na cadeia alimentar, traduz a gestão da segurança alimentar em um processo de melhoria contínua. É preciso uma abordagem de precaução para a segurança alimentar, ajudando a identificar, prevenir e reduzir os riscos de origem alimentar nas cadeias alimentares e alimentos para animais.

A nova edição traz clareza de entendimento para as milhares de empresas em todo o mundo que já utilizaram o padrão. Suas últimas melhorias incluem:

Adoção da estrutura de alto nível comum a todos os padrões do sistema de gestão ISO, facilitando para as organizações combinar a ISO 22000 com outros sistemas de gerenciamento (como ISO 9001 ou ISO 14001) em um determinado momento
Uma nova abordagem ao risco – como um conceito vital no negócio de alimentos – que distingue entre o risco no nível operacional e o nível de negócios do sistema de gestão
Forte vínculo com o Codex Alimentarius, um grupo de alimentos das Nações Unidas que desenvolve diretrizes de segurança alimentar para governos
O novo padrão oferece um controle dinâmico dos riscos à segurança de alimentos, combinando os seguintes elementos-chave geralmente reconhecidos: comunicação interativa, gerenciamento de sistemas, Programas de pré-requisitos (PRPs) e princípios de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (HACCP).

Jacob Faergemand, presidente do comitê técnico ISO / TC 34, produtos alimentícios, subcomitê 17, Sistemas de gestão para segurança de alimentos, que desenvolveu o padrão, diz: “Para atender às necessidades do mercado de segurança alimentar, a ISO 22000 é criada pelas partes interessadas envolvidas em organizações de segurança alimentar: governança, consumidores, consultoria, indústria e pesquisa. Quando um sistema de gerenciamento de segurança de alimentos é desenvolvido pelos usuários da ISO 22000, você garante que os requisitos do mercado sejam atendidos ”.

A ISO 22000: 2018 cancela e substitui a ISO 22000: 2005. As organizações certificadas com o padrão têm três anos a partir da data de publicação para fazer a transição para a nova versão.

Fonte: https://www.iso.org/news/ref2301.html (traduzido)