Foie gras é uma prática onde se alimentam gansos e patos à força até que os seus fígados aumentem de tamanho. Eticamente, a pratica é muito contestada e condenada há vários anos e agora Bruxelas, capital da Bélgica, deu um importante passo na defesa dos direitos destes animais: a partir de agora está expressamente proibida a produção de foie gras dentro dos limites da cidade.

“Alimentar um animal à força é o mesmo que tortura. Não o posso permitir. Os animais são forçados a ingerir grandes quantidades de comida, e isso cria muito stress ao animal”, alertou Bianca Debaets, Secretária de Estado do bem-estar animal. Para que se perceba a violência da prática, em circunstancias normais o fígado de um ganso ou pato pesa habitualmente cerca de 100 gramas, quando alimentado à força ascende muitas vezes a um quilo.

Uma vez que hoje em dia não há registos oficiais de produtores de foi gras na capital belga, a medida agora implementada por Bruxelas acaba por ter apenas um carácter simbólico, mas que se espera sirva de exemplo para outras cidades do país.

Na actualidade a Bélgica é dos poucos países que continua a produzir foie gras, mesmo com 84% da opinião pública belga a declarar-se contra esta prática. Mas ainda há um longo caminho a percorrer, já que a nova legislação apenas proíbe a produção deste produto, continuando a venda de foie gras a ser legal nas lojas da cidade.

Países como a Dinamarca, Finlândia, Itália, Alemanha, Luxemburgo, Noruega, Polónia e Reino Unido já proíbem a produção de foie gras nos seus territórios há alguns.

Fonte: Green savers